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da Cor e da Luz , que será um meio alquímico
pela qual Klee virá a elaborar suas extraordi-
nárias elaborações cromáticas e os “quadra-
dos mágicos “ onde a cor assume uma imensa
liberdade expressiva.
As suas telas, repletas de fantasias líricas
como duendes e gnomos, trazem as suas ex-
periências de vida, pois foi o primeiro artista a
penetrar na ilimitada região do inconsciente
abertas recentemente por mitos da psicanáli-
se, de Freud a Jung.
A música para Klee, assim como para seu
contemporâneo Kandinsky, adquire um de-
senvolvimento quase sinfônico na sua obra,
inclusive ao aplicar as regras da composição
musical para a elaboração de uma teoria
harmônica às práticas artísticas. Suas pe-
quenas composições rítmicas de quadrados
coloridos justapostos atestam esse comple-
xo desenvolvimento da presença do ritmo e
da cor na sua obra, que reflete o ritmo poé-
tico da vida moderna.
Vias e atalhos, de 1929, uma das obras mais reproduzidas de Paul Klee
Imagem: reprodução