CINEMA
MAGAZINE CASASHOPPING
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UM MERGULHO NA ARTE ANTIGA, MAS CADA VEZ MAIS
MODERNA DA DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – EM INGLÊS,
CINEMATOGRAPHY – E SUA RELAÇÃO PREMIADÍSSIMA
COM OS MAIORES DIRETORES DO MOMENTO
ROBERTO CUNHA
Quantas vezes alguém entra em uma loja ou restaurante e sente um
ambiente diferente? Essa ambientação é uma grande ferramenta para
fazer com que as pessoas tenham sensações diante daquele conjunto
visual. No mundo do cinema, o fenômeno é o mesmo e tem nome e
muitos sobrenomes: direção de fotografia. Fala-se muito do trabalho
dos atores, do diretor, alguma coisa dos roteiristas e muito pouco do
diretor de fotografia, que acaba reconhecido apenas no ato de uma
cerimônia como a do Oscar. Mas é provável que se ouça falar da qua-
lidade da fotografia desse ou daquele filme, mas o papo fica por aí e
dúvida se mantém no ar: o que é essa tal de direção de fotografia?
E quem são essas pessoas por trás dessa função, que os americanos
chamam, em tradução direta, de cinematography?
Em total sintonia com o diretor do filme, ele é o responsável por
ajudar a “traduzir” o roteiro nas melhores imagens. É dele o papel
de trabalhar a luz, ajudar na escolha da melhor câmera para uma de-
terminada cena, selecionar um tipo de filtro. A estética de um filme
deve muito a ele. Experiente na publicidade e também premiado como
cineasta, Marcelo Galvão não titubeia ao falar desse profissional: “A
importância do diretor de fotografia é tremenda. É o maior parceiro
do diretor em um set. Não pode ser visto apenas como um iluminador,
mas como um parceiro que ajuda a conceber o filme do ponto de vista
visual”. De Los Angeles, onde mora, Marcelo falou sobre o processo
da fotografia de seu filme mais recente,
Colegas
, de 2012. “A gente
partiu de um conceito de desenho animado, de humor, e como os
atores tinham um perfil baixo, estariam todos de fantasia. A função do
diretor de fotografia é entender e fazer com que tudo caminhe a favor
disso”, diz Galvão.
DI REÇÃO
DE FOTOGRAFIA