CINEMA
MAGAZINE CASASHOPPING
110
dos quadrinhos reflete o estilo do diretor, que já tinha im-
pressa essa imagem no filme
Pulp Fictio
n. Antes, em
Cães de
Aluguel
, uma das contribuições mais importantes da direção
de fotografia para toda uma era: o
film noir
. A dupla repe-
tiu a parceria e resgatou o climão cult em
Os Oito Odiados
(2015), rodado por eles com câmeras de 65 milímetros e len-
tes anamórficas (diferentes das tradicionais, esféricas), que
proporcionam nitidez e alargamento fantástico da imagem.
O sistema conhecido como Ultra Panavision 70 tinha
sido usado há 50 anos e só foi possível “reanimá-lo”,
porque o fabricante topou remodelar equipamentos e
reconstruiu cerca de 15 lentes, entre elas as usadas na
antológica sequência de corrida de bigas do clássico
Ben-Hur
(1959), que também ganhou o Oscar de Melhor
Fotografia. O resultado, com trocadilho, é visível. Mas
a dupla perdeu o Oscar deste ano na categoria para
O Regresso
. Por feliz acaso, o ator premiado em 2016,
Leonardo DiCaprio, estrela de muitos filmes premiados
pela fotografia. Dos filmes que participou,
Titanic
(1997),
O Aviador
(2004) e
A Origem
(2010) levaram a estatueta
de Melhor Fotografia, enquanto o magistral
Gangues de
Nova York
(2002) foi indicado.
Desvendar a direção de fotografia é permitir que o especta-
dor mude a sua ótica e passe a assistir filmes novos e antigos
com outra impressão. É um trabalho que marca os primór-
dios do cinema, e foi premiado pela primeira vez em 1928,
em evento que lançou a arte da direção de fotografia, hoje
muito cobiçada entre os grandes realizadores, evoluía tanto
quanto a tecnologia das luzes, das câmeras e da ação.
A Origem e sua fotografia etérea
para levar os sonhos à cena
O fundamento da
fotografia na ajuda
da contrução do
personagem de
Daniel Day Lewis
em Lincoln