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Não demorou para a pictografia ir além do esporte. Da

malha alemã, a American Institute of Graphic Arts (AIGA)

tirou 34 novos ícones de sinalização para os aeroportos

norte-americanos. Dela também saíram as placas de trân-

sito, como conhecemos hoje, os personagens estáticos das

portas de banheiro, dos shoppings e feiras internacionais.

Nos Jogos, o paradigma em questão só se quebrou em

1992. O formato duro de Aicher não dialogava com o

logo abstrato criado por Josep Maria Trias para a festiva

Olimpíada de Barcelona. “Pela primeira vez, a régua e o

lápis foram trocados por elegantes linhas de pincel feitas

espontaneamente, mostrando que é possível unir ilustra-

ção e sinalização”, completa.

No ano seguinte, os ícones dos Jogos de Atlanta partiram

do “Homem de Vitrúvio”, de Leonardo da Vinci, seguidos

do boomerangue australiano, base dos pictos de Sydney,

até chegar a Londres, a primeira cidade a apresentar dois

modelos pictográficos: um deles livre de interferências, e

o que decorava a cidade com traços retos paralelos que

remetiam à malha do metrô mais antigo do mundo.

No Rio, a jornada para deixar o espetáculo mais ca-

rioca rendeu pioneiros logos tridimensionais, considera-

dos os mais inclusivos de todos os tempos pelo Comitê

Paralímpico Internacional; um lettering concebido pela

prestigiada maison de fontes inglesa, Dalton Maag, e o

ápice se deu justamente com os pictogramas. Pela primeira

vez, na história, todas as modalidades ganharam represen-

tações que separam, na íntegra, os esportes olímpicos e

paralímpicos.

Pingos nos is

Da definição de pictografia, “palavra pintada”, saiu a

ideia do time carioca: a fonte recém-criada seria o pon-

to de partida. Cada letra traz um significado: o “M” veio

do calçadão de Copacabana; do Cristo Redentor, o “T”, a

Pedra da Gávea aparece no “R” e a lista segue.

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