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MAGAZINE CASASHOPPING

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O mesmo processo de usar a curvatura para a difusão

da luz do sol foi usada por Martín Hurtado no projeto

das adegas da Almaviva. Ali, em pleno Vale de Maipo, ele

ergueu uma forma feminina para dar a solução arquite-

tônica e o emblema estético da união de duas tradições

que se modernizam cada vez mais, a Concha y Toro e a

Baron Philippe de Rothschild.

Mas o lado da tradição também rompe a sua casca

para as luzes do futuro. É o caso do lendário Château

Cheval Blanc, que encomendou ao arquiteto Christian de

Portzamparc (o mesmo de nossa Cidade das Artes) um

projeto que unisse design e funcionalidade para a adega

da venerável vinícola de Saint-Émilion, em pleno coração

de Bordeaux. Em parceria com o enólogo Pierre Lurton,

responsável tanto pelos vinhos do Cheval Blanc como

também de outro ícone, o Château d’Yquem, na vizinha

Sauternes, Portzamparc desenvolveu um projeto de linhas

simples, mas cativantes e de pouca interferência com o

arvoredo local.

As linhas do prédio, que não supera os dez metros de

altura, cobrem uma galeria de cubas de concreto, onde

fermentam as uvas dos diferentes lotes da propriedade.

“Nenhuma linha ali é supérflua e tudo se integra à perfei-

ção com o processo de fabricação do vinho e da integra-

ção ao quadro da propriedade”, disse Lurton, no ato da

inauguração do espaço, em 2011.

Sol, céu e arte no projeto de Álvaro Siza Vieira para a

adega da Quinta do Portal, no Douro

“Nenhuma linha ali

é supérflua e tudo se

integra à perfeição com

o processo de

fabricação do vinho

e da integração ao

quadro da propriedade”

Pierre Lurton