A inspiração para o “Plug-over”, segundo
MacFarlane, veio da Plug-in City, de Peter Cook,
proposta em 1964 pelo grupo Archigram, uma cidade
sempre em evolução, composta por unidades residen-
ciais modulares, que se conectariam a uma máquina
central capaz de prover toda a infraestrutura. “Nós
pegamos a ideia do Plug-in de Archigram e criamos o
Plug-over. Mantivemos a matriz de concreto existente
nas Docas e a distorcemos com a peça verde que a
cobre”, explica.
Além da distorção da forma, a cor tem um papel
fundamental na arquitetura de Brendan e Dominique.
“Sempre usamos a cor para amplificar e marcar a es-
sência do lugar. Em Lyon, por exemplo, o Cubo Laranja
fala da herança industrial do porto que colore seus
prédios tradicionalmente de laranja. De uma forma
mais sutil, na Escola de arte em Pau, o terraço branco
se aproxima dos Pirineus cobertos de neve na vizinhan-
ça além de lembrar a leveza de uma nuvem”.
As obras do escritório têm sempre uma roupa dife-
rente. No caso do Cubo Laranja, uma cobertura em
placas de metal perfurado usado para confeccionar
moeda. Na sede da Euronews, a fachada vazada em
alumínio verde, que ilumina o interior e enriquece o
visual externo, contou com a intervenção do artista
plástico francês Fabrice Hyber, que criou o padrão e
usa o verde em suas criações.
Foto: Jean Ber
MAGAZINE CASASHOPPING
29