Vladimir Tatlin originou uma nova geometria
abstrata ao realizar as suas formas inovadoras tri-
dimensionais que ele intitulou de relevos pictóri-
cos e, posteriormente, contra-relevos, constituídas
de materiais industriais, como madeira, metal ou
vidro, encontrados aleatoriamente. Tatlin proje-
tou sua Torre Eiffel proletária, o
Monumento à III
Internacional
, uma gigantesca espiral inclinada e
assimétrica de treliça metálica que gira sobre si
mesma e que funciona como uma antena emis-
sora de notícias e sinais luminosos, sempre visando
a uma integração funcional da ordem plástica na
sociedade. Os principais artistas atuantes desse
movimento de vanguarda soviético incluíamLiubov
Popova, Alexander Rodchenko; Varvara Stepanova
e El Lissitzky. Foi Lissitzky quem se tornou o trans-
missor do Construtivismo para a Alemanha, onde
seus princípios foram, mais tarde, incorporados
aos ensinamentos da Bauhaus.
A Bauhaus desempenhou um papel central na
cultura europeia e no período em que o mundo
enfrentava dramática crise econômica do pós-
-guerra. Nas suas próprias palavras, Gropius expli-
citava os objetivos da união de todas as artes ao
afirmar que “projetar o espaço significa projetar
a própria existência”. O cotidiano da Bauhaus
englobou diferentes disciplinas e teve, como pro-
ponente vital, a abstração geométrica, a moderna
arquitetura experimental, um novo estilo de vida
ao adotar o slogan arte & tecnologia e demonstrar
que existe uma continuidade entre a ciência e a
arte. Baseados sobre o modelo do Construtivismo
soviético, criando uma nova estética industrial,
que hoje chamamos de design, foi desenvolvida
uma série de objetos, produzida em larga escala,
fortalecendo uma aliança da arte, tecnologia,
indústria, design e funcionalidade. A estrutura da
escola contava com diversas oficinas criativas e,
Vladimir Tatlin, Contra-
Relevo, 1914, Museu Russo,
São Petersburgo
• • Arte
MAGAZINE CASASHOPPING
126