Magazine 57 - page 40

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ARQUITETURA
nhecimento pelas lutas e dificuldades da comunidade
afro-americana. A cultura estadunidense fica melhor
quando entende que nas costas dos escravos estavam
as riquezas que construíram a nação, a partir daí, vie-
ram os direitos civis. A luta daquelas pessoas moldou
um país singular”.
O tema o empolga, mas, nem por isso, ele muda o
tom de voz firme e manso ao mesmo tempo. “Esse
museu traz a mensagem que quanto mais clara esti-
ver a noção histórica, mais entendimento haverá entre
as pessoas e, consequentemente, as diferenças, a dis-
criminação social e as segregações raciais diminuem.
É relevante para o país entender o contexto e não se
constranger diante dele. A escravidão aconteceu, mas
não foi perpetrada, então faz parte da história. Meu
projeto procura celebrar isso, apresentar o legado dos
negros escondidos por séculos embaixo do tapete.
Também procura mostrar como estamos distantes de
superar essa dificuldade”.
David Adjaye tem cidadania inglesa, mas nasceu na
Tanzânia, África Oriental. Filho de um diplomata de
Gana, morou também no Egito, Iêmen e Líbano. Aos
nove anos, a família foi para a Inglaterra e ele teve
acesso a uma educação primorosa onde a cultura diver-
sificada sempre esteve presente. Formou-se arquiteto
pelo Royal College of Art, em Londres, sem perder o
interesse por suas raízes, mas aberto às influências glo-
bais. Ele relembra: “Quando fui eleito pela Power List
2013 ‘o negro mais influente do Reino Unido’, senti
Smithsonian Museum of African American History
Interior do Museu Nacional de Arte Africana em Washington
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