Sensibilidade, abstração, movimento e relação intensa
com a cor e seus choques dramáticos fazem de Jackson
Pollock um dos principais expoentes do movimento co-
nhecido como Expressionismo Abstrato, ou Escola de Nova
York, ou Action Painting, onde encontramos, além de De
Kooning, Pollock e Gorky, nomes como Clyfford Still, Philip
Guston, Mark Rothko, Franz Kline, Robert Motherwell,
Adolph Gottlieb, entre muitos outros.
O crítico de arte Clement Greenberg considerava
esse movimento a verdadeira vanguarda da nova arte
norte-americana. Segundo ele, a arte de Pollock, De
Kooning e Gorky representava o primeiro esforço
genuíno e irresistível para a impor a ordem cubista, à
experiência do mundo pós-cubista, pós 1930.
Por volta de 1938, De Kooning inicia a sua famosa série
intitulada
Women
– representar a figura humana e, em
particular, conservar a imagem da mulher no centro do seu
universo. As relações complexas, intensas e dramáticas entre
figura e fundo marca definitivamente seu trabalho. Exemplo
disso, a obra
Seated Woman
, de 1940, consolida a série de
imagens de mulheres presentes em revistas ou periódicos.
Na tela
Pink Lady
, de 1944, o carvão é o elemento pri-
mordial do desenho e aqui o artista já define a forma de
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