uma mulher nua reclinada em uma cadeira, sem contor-
nos e dissolvida no fundo da tela.
Pink Angels
(1945) é a
sua obra mais abstrata e icônica da série
Women
e marca
uma etapa importante no caminho da figuração para a
abstração, com suas formas biomórficas e referências às
lições de Matisse, Picasso e Miró. Apresenta uma figura
agigantada cor-de-rosa, sugere uma mulher sem rosto
definido – que é a sua mulher Elaine de Kooning, como
se o corpo dela, voluptuoso, tivesse explodido e perdido
seus contornos delineados a carvão.
A sua primeira exposição individual ocorreu em
1948. Na ocasião, ele apresentou o desenvolvimento
de sua arte como exímio desenhista com carvão, com
um conjunto de dez pinturas, a maior parte em preto
e branco. O objetivo, confundir a figura e o fundo. No
interior das obras, encontramos sugestões de massas
amorfas, anatomias humanas desconstruídos e recon-
figurados, recortes de jornais, anúncios de filmes ou
histórias em quadrinhos.
A volta às cores está muito presente na obra
Excavation
, de 1950, e as formas anatômicas e os cor-
pos biomórficos da lógica do Cubismo, foi selecionada
para a Bienal de Veneza de 1950. Em seguida, ele
começa a trabalhar nas suas três séries de mulheres
pintadas, que mostrou ser uma das pinturas mais con-
troversas da sua carreira. “Eu pinto desse jeito, porque
posso continuar a colocar mais e mais coisas em cima,
como dor, drama, raiva, amor, uma figura, um cavalo,
minhas ideias de espaço”, disse, sobre a série.
A impressionante tela
Woman Sitting
(1943) está
retratada como uma mulher com seios enormes e
expostos, uma expressão conturbada e emocional.
Declara o artista: “Antes de tudo, pintura é uma ilu-
são. O conteúdo é uma alusão a alguma coisa. Há uma
mulher nessa paisagem, tanto quanto a paisagem está
na mulher”, disse, pouco antes da morte do artista,
já consagrado e celebrado com uma retrospectiva no
MoMA, na Nova York que acolheu a sua arte.
• •
Woman V
(página anterior), de 1953, um dos expoentes da série
Mulheres
.
Abaixo,
Excavation
, consagração do artista na Bienal de Veneza, de 1950.
Reproduções
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