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Arte, moda e design

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SONIA

DELAUNAY

H

á quatro décadas, o mundo perdeu a arte de Sonia Delaunay.

Não uma arte restrita a pinturas e composições, que ilustram

museus de arte moderna de todo o mundo. Perdeu-se tam-

bém o melhor exemplo de como a moda pode ser conduzida por

um artista que aplicou um fascinante quadro do impressionismo, do

qual foi pioneiro, nas roupas.

Apesar de outros nomes aparecerem nos grandes livros de arte,

como Kandinsky, Mondrian e Picasso, as criações de Sonia Delaunay

foram fundamentais para o movimento abstrato. É a titular de um

movimento conhecido como Orfismo, fundado em parceria com

o seu marido Robert Delaunay e batizado durante uma exposição

em Paris por ninguém menos que Guillaume Apollinaire. A tela de

Sonia, “Bal Bullier”, era o prenúncio de como lidaria com a cor e a

forma até atingir, outro luminar do abstracionismo uma maior inten-

sidade e um impacto que poucos testemunharam até ali.

E foi naquele instante que o trabalho de Sonia Delaunay começou

a alcançar dimensões fora das artes decorativas. Bal Bullier era um

local que ela e o marido frequentavam para dançar. Para o quadro,

ela desenvolveu roupas simultâneas de formas abstratas, círculos

concêntricos em expansão, com ênfase no dinamismo, luz e cor, em

diálogo permanente com o sutil movimento dos dançarinos.

VANDA K L AB I N

Um dos murais da fase Orfismo, em exposição

no Museu de Arte Moderna de Paris.

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