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Desenhos da artista para a moda (esquerda) e figurinos de dança (à direita), ambos da coleção do MoMA, em Nova York.

Na página à direita, detalhe de “Prismas Elétricos”, de 1914, da coleção do Centro Georges Pompidou.

O seu pensamento criativo e polivalente dominou as

esferas da pintura, artes aplicadas, arquitetura, automóveis,

vestuário, mobiliário. Sua intensa exploração cromática

trouxe uma enorme expansão ao design têxtil e foi respon-

sável pela introdução da linguagem da arte da cor na vida

cotidiana. A tela “Prismas Elétricos”, que criou poucos anos

depois, exemplifica o formato quadrado da superfície da

tela, com discos giratórios multicoloridos, em movimentos

simultâneos e complexos contrastes cromáticos, dispostos

em finas camadas para produzir um efeito de transparência.

Sonia direcionou o seu trabalho para a história da

abstração e escreveu que “a nova pintura começará

quando entendermos que a cor tem uma vida própria,

que suas infinitas combinações têm a sua poesia. É

uma linguagem misteriosa em relação às suas vibra-

ções, à vida própria da cor. Só assim as novas possibi-

lidades serão levadas ao infinito”, disse ela em “Nous

irons jusqu’au soleil”, livro que escreveu em 1978.

Por trás do seu nome francófono, Sonia Delaunay era

ucraniana de nascença. Morou em São Petersburgo,

estudou arte na Alemanha e, aos 20 anos, chegou a

Paris. Conheceu Robert em 1909 e casou-se com ele no

ano seguinte. Com o início da Primeira Guerra, mudou-

-se para a Espanha e, depois, para Portugal, para voltar a

Paris somente no início dos anos 20.

Foi nesse momento em que a indústria entendeu seu

movimento e levou seu talento para o mundo do dese-

nho industrial – e para o design. Foi convidada para pro-

duzir uma série de padrões têxteis para firmas francesas e

norte-americanas e passou a trabalhar para a grande loja

de departamentos holandesa Metz & Co, de Amsterdam,

reconhecida pela sua estratégia estética de priorizar a

qualidade, a originalidade e a inovação.

O atelier dos Delaunay, localizado na Rue des Grands

Augustins, tornou-se um ponto de referência para os per-

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