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oram três décadas sem que o artista plástico ame-
ricano Frank Stella realizasse uma exposição grande
como essa, A Retrospective, que está em cartaz até 7
de fevereiro, no Whitney Museum, em Nova York. É mais
de uma centena de peças do artista, incluindo pinturas, es-
culturas, desenhos e esboços de todas as grandes obras do
artista. A coleção foi pinçada não somente nos acervos dos
grandes museus de arte contemporânea do mundo, mas
também em orgulhosas coleções particulares em todos os
continentes, que estarão reunidas pela primeira vez desde
a grande mostra individual do artista, no MoMA, no fim
dos anos 80.
Frank Stella é bem conhecido pelo círculo artístico brasilei-
ro. Considerado, desde o final dos anos 50, um dos grandes
inovadores da pintura abstrata, é, atualmente, um dos mais
importantes artistas contemporâneos em evidência no cenário
nacional e internacional. Com uma inteligência que vai além
das suas obras, Stella tornou-se famoso por uma série de fra-
ses polêmicas, algumas pontuadas com uma tinta de sarcas-
mo, como a célebre resposta a um repórter sobre o que ele viu
ali:
“What you see is what you see”
, que pode ser traduzido,
livremente, como “o que se vê é isso aí”.
Harran II, 1967, do acervo do Guggenheim