• DESIGN NA ABADIA
Diz-se que ela é a verdadeira Cartuxa da cidade
de Parma, no Norte da Itália, que deu nome ao
famoso romance de Stendhal. Hoje, a Abadia de
San Martino de Bocci ou Valserena – cuja fundação
foi autorizada pelo papa Bonifácio VIII em 1298 –
é a sede de um fabuloso acervo da Universidade
local, com 12 milhões de obras de design, arte,
moda, fotografia, comunicação visual. E como tal
riqueza merece ser exibida, está aberta ao público
desde o fim de maio, na forma do Museu CSAC
(Centro Studi e Archivio della Comunicazione), que
em sua mostra inaugural apresenta mais de 600
criações dispostas nos diversos espaços do antigo
mosteiro. Estão lá peças icônicas como o televisor
Doney, da Brionverga, design de Marco Zanuso e
Richard Sapper, de 1962; a cerâmica Yantra, de
Ettore Sottsass, de 1967; desenhos de Giorgio
Armani, cartazes publicitários históricos, figurinos
de filmes famosos como Casanova de Federico
Fellini, fotografias de Man Ray, esculturas de Giò
Pomodoro e Lucio Fontana e tantas outras precio-
sidades contemporâneas. Para dar vazão à riqueza
do acervo, a coleção estará sempre mudando, para
dar lugar a peças ainda não vistas.
• ENGENHOSIDADE BELGA
A designer belga Laurence Humier concebeu um sistema de assentos modulares e dobráveis, bem engenhoso: o Meeting Chairs.
Destinado a espaços internos de museus, livrarias, salas de seminários e eventos, é composto por um grupo de cadeiras de dois,
três ou quatro lugares. Todos os assentos se abrem e se fecham ao mesmo tempo; uma solução que facilita o transporte e o ar-
mazenamento. A estrutura é em ferro e alumínio. Já os assentos, disponíveis em uma ampla gama de cores, são feitos de couro,
tecido ou Batyline, uma fibra de poliéster revestida com PVC. Meeting Chairs faz parte da coleção permanente do Museu de Arte
Moderna de Nova York e do Vitra Design Museum.
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