Barry Humphries um dos retratos da exposição
individual de Hockney, no Royal Gallery of Arts.
Suite Yosemite, Nr. 18, de 2010.
Sua série mais famosa, a das piscinas, surgiu por
influência de Andy Warhol, que conheceu ao se mudar
para os Estados Unidos, baseando-se em Los Angeles
por 25 anos. As piscinas representavam seu estilo
figurativo e paisagista, realista e vibrante, entre elas a
famosa “A Bigger Splash” (1967), que representa uma
celebração do estilo de vida hollywoodiano.
Em 1999, Hockney surpreende a todos, ao parar
de pintar por dois anos, enquanto desenvolve uma
controversa teoria que publicou em seu livro “Secret
Knowledge: Rediscovering the Lost Techniques of the
Old Masters”, que discute as técnicas dos grandes
mestres do século XV que criaram suas pinturas auxi-
liados por dispositivos ópticos, como lentes e espelhos.
A teoria transforma-se em tendência e o pintor migra
para a tecnologia, usando programas do iPhone e do
iPad. Com o domínio da técnica, cria pinturas miniatu-
rizadas de uma extraordinária variedade, como crepús-
culos e naturezas mortas. “Usei os aspectos do compu-
tador que possibilitam reprodução quase instantânea
– a fotografia digital. Ela nos permite unir os retângulos
e vê-los em conjunto e, assim, entender de imediato
o que acontece na pintura. A tecnologia nos permite
fazer coisas de todos os tipos, mas acho que ninguém
pensou que poderia ajudar na pintura”, revelou.
Uma das séries que cria com a técnica é a “Suite
Yosemite”, composta de um grupo de obras realiza-
das de forma ininterrupta no seu iPad durante as suas
inúmeras visitas ao Parque Nacional de Yosemite, ao
norte da Califórnia, em 2010 e 2011. Esse parque foi
retratado por diversos artistas, desde a sua fundação
em 1890, como Albert Bierstadt e clicado pelas lentes
de Ansel Adams.
Sempre interessado nas novas possibilidades da tecno-
logia, os vibrantes desenhos de Hockney dessas icônicas
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