MAGAZINE CASASHOPPING
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FOTÓGRAFO USA MINIATURAS PARA
HUMANIZAR OBJETOS DO DIA A DIA
E LEVA AOS CARIOCAS A NOVA
ÓTICA POUCO EXPLORADA
DAS LENTES MACRO
ISABELLE LINDOTE
A
formação em Informática e a vida estável não
foram páreo para a vontade de Luis Felipe
Gutman de fazer da fotografia mais do que um
hobby. Apaixonado por paisagens, fez das grandes an-
gulares suas melhores amigas no início da carreira. Ao
buscar a especialização em escolas como a Trilharte e
o Ateliê da Imagem, descobriu a macrofoto, com len-
tes que enxergam tão próximo que o olho humano
não consegue distinguir. Com esse recurso, é preciso
um olhar minimalista para encher detalhes mínimos
de belezas máximas. Apesar de parecerem estar em
lados opostos, os olhares convivem em harmonia no
portfólio do fotógrafo, que se divide entre a diretoria
de tecnologia da Universidade Veiga de Almeida e as
viagens e os equipamentos necessários para continuar
encantando com sua arte.
Apesar de sua primeira exposição ter sido de macro-
fotografias, no segundo semestre de 2015, seu traba-
lho é composto prioritariamente de imagens amplas,
com fotos etéreas, nas quais a natureza salta aos olhos
em mares, neblina, formações rochosas e luzes que
nem parecem terrestres. Também há espaço para o
registro de rostos, corpos e movimentos das ruas das
tantas cidades onde Gutman já esteve, sempre em bus-
ca do que possa tornar cada clique único. Depois de
sua
première
, na Casa Carandaí, no Jardim Botânico,
mais duas exposições a caminho, uma delas também
com olhar macro, o artista de 36 anos segue fazendo
poesia com a câmera para quem puder ver, muito mais
pleno do que há cinco anos, quando começou a mos-
trar o seu trabalho.
Miniatura e o queijo:
arte na lente macro de Luis Gutman