Nessa ocasião, o tsunami praticamente acabou
com a cidade de Ishinomaki, onde Kengo Kuma
tinha uma obra, o Kitakami Canal Museum, feito
em 1999. “Quando soube da notícia, fiquei arrasa-
do tentando em vão me comunicar com o museu,
mas não havia conexão. Duas semanas se passaram
até que recebi um telefonema: alô, estamos aqui
ainda! Sobrevivemos!”, conta emocionado Kengo,
que construiu o museu submerso no canal do rio
Kitakami. Exatamente por isso a construção ficou in-
tacta. “As ondas pararam quase chegando ao lugar”.
Apaixonado por bossa nova, Kengo Kuma já esteve
no Brasil algumas vezes. Gosta de trabalhar ouvindo
jazz e tem duas grandes influências: o pintor e gravador
Hiroshige Ando (1797/1858), cujo museu construiu em
Nakagawa em 2000, e Okakura Kakuzo, autor de “O
livro do chá” (1906), que liga a cultura do chá à estética
e à vida japonesa. “Ao construir o Hiroshige Museum
of Art, descobri como ele influenciou os impressionistas,
principalmente Van Gogh com suas paisagens. Frank
Lloyd Wright foi um grande colecionador de Hiroshige,
que inspirou no Hotel Imperial, em 1923”, revela Kengo
Kuma. “Sem os dois, eu não existiria”, confessa.
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A Japan House, de Kuma, em São Paulo
Quem quiser ver de perto a arquitetura de Kengo Kuma não pode deixar de visitar a Japan House, em São
Paulo. Ela fica no número 52 da Avenida Paulista. A montagem da fachada envolveu cinco artesãos japoneses,
especialistas na técnica de encaixe de madeira, e levou dois meses para ser concluída. O imenso quebra-cabeça
tem 630 peças de Hinoki, um tipo de madeira japonesa muito resistente.
A integração de um projeto com o seu entorno é o ponto de partida do trabalho de Kengo Kuma, que incorpo-
rou na essência arquitetônica da Japan House duas linguagens fortes no Brasil, o cobogó e o concreto. Embora
tenha criado uma arquitetura na contramão do concreto, Kengo Kuma fez na Japan House numa parede um
cobogó de concreto capaz de produzir um interessante efeito de luz no ambiente.
“Ao construir o Hiroshige
Museum of Art, descobri
como ele influenciou
os impressionistas,
principalmente Van Gogh
com suas paisagens...”
Projeto da futura estação de
trem de Saint-Denis, em Paris
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arquitetura