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Felipe Bronze é um mestre, e não é de hoje, em

transformar receitas simples e descomplicadas

em obras de arte que instigam e surpreendem.

Lá no começo de sua trajetória, auge da cozinha

molecular, um vendaval que soprou da Espanha

(e mandou para o espaço qualquer regra, pre-

ceitos e sisudez à mesa), Bronze fez muita, mas

muita espuma e fumaça pelos salões de seu res-

taurante do Jardim Botânico. Para desavisados,

podia lembrar uma instalação de vanguarda de

alguma bienal mundo afora. “Ohh!”, exclama-

vam boquiabertos os clientes que baixavam em

peso na casa: “Meus pratos combinam razão

com emoção”, diz Felipe. “Há restaurantes que

saciam a fome do corpo, já outros, investem

na fome da alma”. Agora, em nova fase, com

cozinhas de propostas gastronômicas diferentes,

Bronze continua investindo no visual de tudo

que cria e serve. Podem trazer uma pegada mais

minimalista, como no caso desses dois cilindros

com crustáceos e abóbora, dispostos no centro

de uma cerâmica em formato de folha. Beleza

pura. E, na hora de compor a sobremesa, um

bolo crocante de chocolate quentinho, escoltado

pelo sorvete de banana e a torta de limão, o chef

aposta numa simetria que remete às formas de

Oscar Niemeyer: o doce não lembra um pouco a

sede do Congresso Nacional, em Brasília?

“OHH!”

O dourado em crosta de nozes e chips de abóbora ganhou ares

de escultura. Ao lado, a clássica torta de limão ganhou retoques

modernistas nas mãos de Thomas Troisgros

Foto Lipe Borges

Estética modernista na hora de montar o prato do Oro:

camarão combinado com abóbora

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